sexta-feira, 30 de março de 2012

Preciosa - Uma História de Esperança

 Um dos melhores filmes cults dos últimos anos, positivamente criticado pelos especialistas, Preciosa  é dirigido por Lee Daniels que mostra, impetuoso, a vivência miserável, no amplo sentido da palavra, de uma garota dos anos 80.
 Clairecee Precious Jones, interpretada pela revelação Gabourey Sidibe, tem mil e um motivos para ser um ser humano infeliz. Além do simples fato de ser mulher em um ambiente machista, negra, gorda, pobre, semi-analfabeta, o arrematador vem quando dizemos que sua infância foi marcada por abusos sexuais do pai alcoólico e domésticos da mãe. Preciosa, grávida pela segunda vez de seu pai, é transferida para uma escola alternativa, criada para alunos que necessitam de atenção especial. Um processo traumático, pois sua mãe, uma pessoa amarga, miserável, totalmente violenta e perversa, a tenta persuadir dessa ideia, tentando, como sempre fez, a manter na ignorância. Mas, dessa vez, Preciosa se sobressai e vai adiante. Em sua nova escola, Preciosa sente pela primeira vez o afeto e o carinho, de sua professora Blu Rain, interpretada por Paula Patton, que tenta entender o que se passa na vida de sua aluna. A garota vai criando, com muita dificuldade, coragem para expor e enfrentar de frente seus traumas.
 O filme, brilhantemente dirigido, tem como cenário o bairro pobre de Harlem, em Nova York, com uma fotografia urbana e realista. O filme, como um todo, aliás, é muito real, desde a fotografia até a atuação. De Sidibe, com uma expressão vaga, completamente inaderente à qualquer tipo de demonstrações de carinho, como todos que tentam se esconder da visão das pessoas - e, depois, 'chocante', quando começa a expor seus, já tão desesperançados, sentimentos. De Mo'Nique, a mãe, interpretando muito bem uma personagem desgraçada, chocante, violenta, que agride não só a filha, mas a todos que assistem e simpatizam com a situação de Preciosa. Com todos os mil e um aspectos que posso atribuir ao filme, aos personagens e aos atores, o que mais impressiona e vale ressaltar é o realismo, mesmo, e principalmente, depois dos devaneios em que Preciosa sonha em ter um marido branco e ser estrela de Hollywood.
 O filme foi lançado em 2009, tendo dominado, em 2010, as indicações ao Oscar e à todas as premiações voltadas ao cinema.

Download

Um comentário: